terça-feira, 24 de março de 2009

TEORIA TAYLOR

Administração Científica = Frederick Taylor –americano – 1856/ 1915
Desenvolveu técnicas de racionalização do trabalho, sua característica mais marcante é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando
Tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica.
Taylor entendia que para garantir maior produção com menor custo ere preciso adotar os seguintes ítens:
1-SELECAO CIENTIFICA DO TRABALHADOR- o trabalhador deve desempenhar tarefas compatíveis com sua capacidade, deveria ser treinado
para a função buscando aumento de produtividade.
2-TEMPO-PADRAO- cada funcionário deverá produzir um mínimo estabelecido pela empresa, isto deveria ser rigorosamente controlado, pois ele entendia que se o salário tivesse garantido, o funcionário não se esforçaria.
3-INCENTIVO SALARIAL- seu rendimento seria proporcional a sua produção.
4-GERENTES PLANEJAM, OPERÁRIOS EXECUTAM- o planejamento era exclusivo das gerências, sem participação dos operários.
5-DIVISAO DO TRABALHO- o trabalho era dividido em várias etapas, buscando através da simplicidade de cada tarefa, aumento de produtividade e remuneração proporcional ao volume produzido.
6-TRABALHO EM CONJUNTO - o interesse dos funcionários e da administração podem ser conciliados (altos salários x baixos custos de produção).
7-SUPEVISÃO- também deve ser dividida por áreas, e acompanhada a produção mínima de cada operário.
8-ÊNFASE NA EFICIÊNCIA- deveria haver estudos de cada movimento dos operários buscando a melhor maneira de executar uma tarefa.
9-ENFOQUE MECANICISTA DO SER HUMANO- cada funcionário era considerado como uma peça de uma máquina, sem levar em consideração sua condição de ser humano.
10-HOMO ECONOMICUS- a administração científica não considera a auto-realização, reconhecimento pelo trabalho, apenas remunera pela produção.
11- ABORDAGEM FECHADA- a empresa não levava em consideração o mercado, suas influências diretas e indiretas ao ambiente da empresa.
12-SUPERESPECIALIZAÇÃO DO OPERÁRIO- com a divisão das tarefas, os operários executavam tarefas repetitivas, monótonas e desvinculada de um todo. Ex. Tempos modernos – Chaplin.
13-EXPLORAÇÃO DOS EMPREGADOS- apenas os interesses patronais eram levados em consideração, na época não existiam leis trabalhistas que protegessem os funcionários.
Taylor é normalmente visto como administrador desumano, insensível, tratava os operários como objetos, preocupava-se apenas em produtividade e aumento de lucros.
Entretanto, por mais que se critique sua conduta, muitas de seus métodos serviram para que hoje, ainda sejam utilizados e foram fontes de estudos da tecnologia da automação industrial, onde máquinas fazem os trabalhos repetitivos.

TEORIA CLÁSSICA - HENRI FAYOL – FRANCÊS – 1841/ 1925

Fayol, segundo alguns estudiosos, é considerado o verdadeiro pai da administração.
Ele desenvolveu princípios que podem ser estudados de forma complementar às teorias de Taylor, foram criados 14 princípios :
1-DIVISAO DO TRABALHO- o aumento da produtividade dá- se pela especialização dos operários e dos executivos da empresa.
2- AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE- responsabilidade é a contrapartida da autoridade, autoridade é o direito dos superiores dar ordens que pressupões serão obedecidas pelos operários.
3-UNIDADE DE COMANDO- os operários receberão ordens de uma única pessoa/ setor.
4-UNIDADE DE DIREÇÃO- o objetivo é único para todo o grupo.
5-DISCIPLINA- norma única de conduta para todo o grupo, a ausência de disciplina pode arruinar a empresa.
6-PREVALÊNCIA DE INTERESSES GERAIS- não poderá haver interesse individual, o grupo é o que vale.
7-REMUNERAÇÃO- leva em consideração a satisfação das partes, empresa e funcionários.
8- CENTRALIZAÇÃO- toda decisão é centralizada, mantendo a coerência com a Unidade de Comando e de Direção.
9-HIERARQUIA- é mantida a escala hierárquica rigidamente.
10- ORDEM- cada coisa em seu lugar.
11- EQÜIDADE- a justiça deve prevalecer no ambiente de trabalho.
12- ESTABILIDADE DOS FUNCIONÁRIOS- deverá ser evitada a rotatividade dos funcionários, por entender que mudanças constantes são prejudiciais para a empresa e para os trabalhadores.
13- INICIATIVA- todo plano traçado deve ser cumprido.
14- ESPIRITO DE CORPO- os propósitos da empresa e do grupo devem ser coincidentes todos envolvidos precisam Ter consciência disto.

Um comentário:

Unknown disse...

Muitooo bom esse material. Resumiu bem todos os pontos.