SIM
Sistema de Inteligência de Marketing – é o conjunto de procedimentos e informações e fontes usadas pelos executivos para obter: informações diárias sobre os acontecimentos relacionados ao ambiente de marketing.
Administrar o SIM pede:
. leitura de – jornais, livros, revistas, publicações de negócios etc.
. ouvir – cliente, fornecedor, distribuídos, gerente (concorrentes), colaboradores.
Ocorre a casualidade – e a informação útil pode se perder ou chegar atrasada.
O executivo pode tomar conhecimento de uma providência da concorrência ou de uma necessidade de um novo cliente ou de um problema com um revendedor – muito tarde, para apresentar a melhor resposta.
Para dirigir bem o SIM, são necessárias medidas adicionais para melhorar a qualidade e a quantidade da inteligência de marketing.
Passos –
Treinar, motivar a equipe de vendas para assinalar e relatar novos acontecimentos.
Representantes de vendas são os “olhos e ouvidos” da empresa.
- a posição é propícia para captar a informação não aproveitada por outros meios.
- conscientizar a equipe de representantes de venda sobre a sua importância como coletores de informação (aqui cabem prêmios de vendas).
Fornecedores de pesquisa de marketing
Para uma empresa obter uma pesquisa de marketing são inúmeras as maneiras.
. estudantes universitários;
. empresas de pesquisa;
. próprio departamento de marketing.
(com diretoria, gerencia, supervisão)
Empresas de pesquisa de marketing (divisão)
Pesquisa para:
Corporações – coleta de informações periódicas sobre consumidores e lojas.
Exemplo: A C Nielsen, SAMI
Para clientes – coleta de informações para projeto específico. Executam estudo e relatório (que se tornam propriedade do cliente).
Exemplo: IBGE
Marketing com linhas especiais – coleta de informações com serviço especializado para outra empresa de marketing e para departamento de marketing da própria empresa.
Escopo da pesquisa de marketing
. determinação de características de mercado;
. medidas de potenciais de mercado;
. análise de participação de mercado;
. análise de vendas;
. estudos de tendências do mercado;
. previsões de curto prazo;
. estudos de produtos concorrentes;
. previsões de longo prazo;
. estudos de preços de produtos existentes.
Definir problemas objetivos da pesquisa
Passos
Primeiro – gerente mais pesquisador:
Ação – definir cuidadosamente o problema e concordar com os objetivos da pesquisa (muitos fatos podem ser pesquisados).
Sem o problema definido o custo da coleta de informação pode exceder bastante o valor das descobertas.
Segundo – escolha definir bem amplamente o problema ou defini-lo bem restritamente.
Gerente:
Descubra todas as coisas que você puder sobre as necessidades dos passageiros.
Pesquisador:
Obterá muitas informações desnecessárias e pode não obter a informação que o gerente realmente necessite.
Gerente:
Descubra o número de passageiros dispostos a pagar 25 dólares para fazer uma ligação durante um vôo de São Paulo até Nova York.
Projetos de pesquisas
Exploratórias – reúne dados para elucidar a real necessidade / natureza do problema – sugere algumas hipóteses ou novas idéias.
Descritivas – descrevem grandezas, quantas pessoas fariam a chamada.
Causa efeito – para testar uma relação de causa e efeito, como por exemplo: uma taxa de 20 em vez de 25 aumenta o número de chamadas em pelo menos 20%.
Plano de Pesquisa
Segundo passo
Pede um plano eficiente para coletar a informação necessária. O gerente pode argumentar: “Encontre alguns passageiros e pergunte-lhes se usariam um serviço telefônico durante o vôo, se ele estivesse disponível.
Requisitos
Esquema profissional
Gerente deve:
. conhecer sobre pesquisa de marketing;
. aprovar – plano e orçamento;
. interpretar resultados.
É necessário a estimativa do custo do projeto antes de sua aprovação.
Propósito da pesquisa de marketing – ajudar a reduzir seus gastos e riscos e aumentar seus lucros.
Fontes de dados
Plano de pesquisa necessita da coleta de dados.
Secundários – informações já existentes em algum lugar (colhidas par outro propósito).
Primários – informações originais para um propósito específico.
Dados secundários – pesquisa inicia sua investigação examinando dados secundários para verificar-se seus problemas podem ser resolvidos parcial ou totalmente, sem coletar dados primários dispendiosos.
Exemplo – levantamentos de fontes internas - demonstrativos de lucros ou perdas da empresa, relatórios de estimativa de vendas, relatórios de pesquisas prévias.
Levantamento de fontes externas – publicações oficiais do governo, bancos de dados on-line, periódicos, livros e serviços comerciais.
Dados secundários são o ponto de partida para a pesquisa.
Vantagens – custo inferior e rápida disponibilidade.
Desvantagens – dados podem não existir; serem ultrapassadas; imprecisas; incompletas; indignas de confiança.
Passo – coletar dados primários.
Situação / condição.
. gastos maiores.
. tempo de coleta específico (más mais pertinentes e precisos).
Dados primários
Sua coleta tem um custo elevado.
Os dados obtidos são importantes para o resultado imediato.
Estratégia – entrevistas individuais ou em grupos.
Objetivo – obter um senso preliminar.
Exemplo – como as pessoas – se sentem acerca da empresas aéreas e serviços particulares.
Desenvolver uma entrevista mais formal e extensa. Como instrumento de pesquisa – testando-a e colocando-a em atividade.
Tentativas de pesquisas preliminares – para coleta de dados primários.
Pesquisa por observação – para coletar dados recentes é necessário observar agentes e posições importantes.
Exemplo: companhia aérea –
Visitar – aeroportos, escritórios das linhas aéreas, agentes de viagens.
E ouvir os passageiros sobre as diferentes empresas aéreas.
Como agentes de viagem lidam com o processo de organização do vôo.
Pesquisadores – usam serviços das empresas concorrentes e observam a qualidade do serviço de bordo; ouvem e apreciam as opiniões e reações dos usuários.
Isto pode levantar hipóteses prováveis sobre como os passageiros escolhem sua empresa aérea.
Pesquisa de grupo –
De seis a dez pessoas em aproximadamente três horas discutem com um entrevistador (ou dois) especializado – sobre um produto, um serviço, organização ou uma atividade de marketing.
Técnicas –
. objetividade / foco em determinado assunto;
. conhecimento da matérias / indústria (em questão);
. dinâmica de grupo;
. conhecimento básico sobre o comportamento do usuário.
Pode ocorrer – a coleta de dados falsos.
Participantes podem ser remunerados, o ambiente tem que ser agradável e tem fornecimento de um lanche. Tudo é gravado, registrado e observado, por especialistas.
É útil pode ser realizada antes de se levantar dados mais amplos.
. ela dá percepção sobre o consumidor;
. ela dá atitudes do consumidor
. modos “ “
. satisfação do consumidor
Isto é importante – não definição de itens mais específicos e importantes a serem pesquisados – mais formalmente.
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