COMO ELABORAR O PLANO DE MARKETING
Após a construção de todas as etapas que compõem o seu Plano de Marketing, faça um resumo com as principais características do seu negócio, procurando descrever a situação atual e o plano de aprimoramento dentro de uma nova perspectiva.
Mas lembre-se: este campo deve ser preenchido após a elaboração total do seu Plano de
Marketing.
Sumário Executivo:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Análise de Cenários
Está na hora de analisar os fatores que influenciam o seu negócio. Não esquecendo de fundamentar a sua análise a partir da realização de uma pesquisa séria, seja ela via fonte já existente (jornais, revistas, IBGE, Censo, etc.) ou não.
FATORES ECONÔMICOS:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FATORES SÓCIO-CULTURAIS:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FATORES POLÍTICOS/LEGAIS:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FATORES TECNOLÓGICOS:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CONCORRÊNCIA:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FATORES INTERNOS:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FATORES EXTERNOS
OPORTUNIDADES
AMEAÇAS
FATORES INTERNOS
FORÇAS
FRAQUEZAS
Definição do Público-alvo
Defina agora o seu público-alvo, de acordo com as variáveis listadas abaixo.
Pessoa Física
GEOGRÁFICOS (países, regiões, cidades, bairros)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DEMOGRÁFICOS (sexo, idade, renda, educação)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PSICOGRÁFICOS (estilos de vida, atitudes)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMPORTAMENTAIS (ocasiões de compra, hábitos de consumo, benefícios procurados, taxas de uso)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Pessoa Jurídica
GEOGRÁFICOS (países, regiões, cidades, bairros)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CARACTERÍSTICAS GERAIS (ramo de atividade, serviços e produtos oferecidos, número de empregados, filiais, tempo de atuação no mercado, imagem no mercado)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMPORTAMENTAIS (ocasiões de compra, hábitos de consumo, benefícios procurados, taxas de uso)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Definição do Posicionamento de Mercado: Como o Cliente Vê o seu Negócio.
Descreva agora qual será o seu posicionamento de mercado, a forma como seu cliente vai enxergar o seu negócio.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Complete agora os quadros, identificando e dando nome aos seus principais concorrentes.
INFORMAÇÕES
CONCORRENTE A:
CONCORRENTE B:
CONCORRENTE C:
ATUAÇÃO
PÚBLICO-ALVO
PONTOS FORTES
PONTOS FRACOS
ESTRATÉGIAS
UTILIZADAS
Defina agora suas vantagens competitivas, ou seja, os fatores que estimularão o cliente a comprar na sua empresa e pontue a partir de uma análise comparativa:
CONCEITO
EXCELENTE ÓTIMO BOM REGULAR RUIM NÃO TEM
PONTUAÇÃO
5 4 3 2 1 0
Vantagens Competitivas
(principais estímulos para os clientes)
Seu negócio
Concorrentes
TOTAL
Definição da Marca
Para você que já possui uma marca definida, este é o momento de revisar a sua marca e adaptá-la ao seu posicionamento de mercado. Caso seja um novo negócio, defina a sua intenção de nome, símbolo e slogan.
NOME:
SÍMBOLO:
SLOGAM:
Definição de Objetivos e Metas
Descreva agora seus objetivos e metas.
PERÍODO:
OBJETIVOS
1.
2.
3.
4.
METAS
1.
2.
3.
4.
Definição das Estratégias de Produto
Descreva agora as estratégias que considera adequadas para o seu negócio voltadas para o elemento produto, baseando-se no Ciclo de Vida do Produto e nas Oportunidades de Crescimento do Produto anteriormente vistas. Para facilitar, listamos algumas perguntas que o ajudarão no preenchimento do formulário.
1) Em qual fase o seu produto se encontra?
2) Quais ações serão adotadas a partir da fase em que seu produto se encontra?
3) Que estratégias de crescimento serão adotadas?
Produto
Definição das Estratégias de Preço
Considerado a sua empresa, descreva agora quais as estratégias de preço que podem diferenciá-lo no mercado.
Preço
Definição das Estratégias de Praça
Descreva agora as estratégias que considera adequadas para o seu negócio voltadas para o elemento praça.
Praça
Definição das Estratégias de Promoção
Descreva as principais promoções que pretende realizar para o seu negócio.
Promoção
Definição das Estratégias de Pessoas
Descreva agora as estratégias que considera adequadas para o seu negócio e que estejam voltadas para os seus funcionários, em termos de possíveis treinamentos, tipos de comunicação interna, formas de avaliação e remuneração, entre outras ações que julgar necessárias.
Pessoas
1. Treinamento
2. Comunicação
3. Avaliação, reconhecimento e recompensa
4. Remuneração
5. Outras
Implementação do Plano de Marketing
Faça agora o seu Plano de Ação incluindo as ações (o que), o período (quando), a ordem de prioridade das ações (como), os responsáveis (quem) e os custos previstos pelo período escolhido (quanto).
(modelo de cronograma)
Avaliação e Controle
Crie as medidas de avaliação e controle para o seu negócio.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário